Buscando a notícia para você desde 2007 - Costa Verde - Ano 2017 -

Defesa Civil orienta a população

Devido às chuvas continuadas dos últimos dias, é importante redobrar a atenção, pois há risco de enchentes, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de encostas. Confira abaixo as orientações da Defesa Civil de Mangaratiba sobre como agir para evitar transtornos.

Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências com risco de queda. A Prefeitura através da Defesa Civil realiza a poda de árvores localizadas nos espaços públicos. No entanto, caso a vegetação ofereça risco à população, a Defesa Civil deve ser acionada para providenciar o corte em casos emergenciais. Caso a vegetação esteja sobre fiação elétrica a empresa concessionaria de energia deve ser acionada para realizar a manutenção.

Faça a manutenção das calhas e a troca de telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isolamento da fiação elétrica.

Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros obstruindo a passagem das águas, ocasionando o alagamento. Além disso, o lixo em vias públicas ou barreiras aumenta o peso e o perigo de deslizamento.

Verifique as condições de segurança de sua casa: atenção para trincas ou rachaduras em teto, paredes e pisos, afundamento de terreno e rompimento de tubulação. Nesses casos, procure imediatamente a Defesa Civil.

Não construa próximo a córregos. Não construa em cima ou embaixo de barrancos que possam deslizar, carregando ou soterrando sua casa.

Evite retirar a camada vegetal dos barrancos, pois é ela que protege contra erosões e deslizamentos. Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura.

Para acionar a Defesa Civil de Mangaratiba, ligue: 2780-4635 ou 199. O serviço funciona 24h.



Fonte : Prefeitura de Mangaratiba
Texto  : Secretaria de Comunicação e Eventos.
Foto   : Imagem Defesa Civil de Mangaratiba